021169461929

1352 palavras 6 páginas
OBJETIVO DA CONTABILIDADE Podemos definir o objetivo da Contabilidade como forma estruturada de passar informações econômicas, financeira, física e de produtividade. Sendo que no centro da contabilidade encontram-se as informações de natureza econômica e financeira, considerando as informações físicas e de produtividade como acessórias.
No entanto o objetivo principal da Contabilidade é o de permitir, a cada grupo de usuários, a avaliação da situação econômica e financeira de uma entidade estatisticamente, bem como realizar futuras inferências sobre suas tendências. As avaliações realizadas pela análise contábil constituirão elemento necessário, mas não suficiente, pois sob o ponto de vista do usuário externo, quanto mais à utilização das demonstrações contábeis se referirem à exploração de tendências futuras, mais tenderá a diminuir o grau de segurança das estimativas. Quanto mais a análise se detiver na constatação do passado e do presente, mais acrescerá e avolumará a importância da demonstração contábil.
Os objetivos da Contabilidade, basicamente é ser um instrumento útil para, auxiliar na tomada de decisões pelo usuário. Para o alcance desse objetivo dois pontos importantíssimos se destacam: 1)Ênfase à evidenciação e 2) Essência sobre a forma.
Uma forma prática de verificar se a Contabilidade está alcançando seus objetivos, é pesquisar, periodicamente, qual o grau de utilização de demonstrações contábeis por parte de grupos de usuários para os quais, de antemão, se credita que as demonstrações contábeis devessem ser de grande utilidade.

USUÁRIOS DA CONTABILIDADE E SUAS NECESSIDADES:

Entre os usuários das demonstrações contábeis, incluem-se investidores atuais e potenciais, empregados, credores por empréstimos, fornecedores e outros credores comerciais, clientes, governos e suas agências e o público. Todos usam as demonstrações contábeis para satisfazer algumas das suas diversas necessidades de informação. Essas necessidades incluem (Resolução

Relacionados