02052623

794 palavras 4 páginas
Algumas diferenças entre Windows e Linux
86

Vamos dar uma atualizada neste texto que originalmente é de 2008? Estamos em 2012 é interessante ver a dinâmica da época em que o artigo foi originalmente escrito e o que ocorre hoje, um panorama completamente diferente na dicotomia Windows x Linux.
A época a grande discussão era sobre quem venceria a batalha dos sistemas operacionais Windows vs Linux. Na época a vantagem era clara do Windows e o Linux era apenas uma forma alternativa de expressão utilizada preferencialmente por nerds e hakers, enquanto que o predomínio do Windows nos sistemas corporativos o fazia também dominar de plano o mercado doméstico.
Algumas das diferenças apontadas entre Windows e Linux hoje não são mais uma realidade, outros permanecem intocados, como a essência do software que continua sendo a principal diferença:
Windows é Software Proprietário (o uso é restrito à licença)
Linux é Sofware Livre (você pode compartilhar à vontade)
Em contra partida, outro diferencial importante já não é mais real:
Windows é alvo de mais de 100.000 vírus e parasitas virtuais
Linux é praticamente imune à vírus
Agora eu explico: Como o Linux tinha um alcance mais limitado não havia interesse na disseminação de pragas virtuais por ele, pois, ou esbarraria em alguém tecnicamente qualificado que saberia o que fazer ou simplesmente não haveria efeito massivo porque como menos pessoas usavam o resultado da propagação seria limitado. O que mudou? Sete letrinhas que mudaram o mundo Linux: ANDROID, o sistema operacional desenvolvido principalmente pelo Google que tem em seu núcleo o Linux.
Outra Diferença que perdeu sua razão de ser devido ao Android?
Windows tem muitos acordos com fabricantes de hardwares, e, portanto, usa drivers binários proprietários que dão bom suporte à multimedia e jogos gráficos 3D
Linux desenvolve seus drivers de forma livre e com código fonte (compiláveis) via engenharia reversa ou com base nas informações que são disponibilizadas

Relacionados