01928983686287

577 palavras 3 páginas
ola sou novo preciso fazer trabalhos a qui

por isso pesso a No ano de 2009 o tema de redação do Enem versava sobre ética. Um fiscal, tomando conta de uma turma, em uma cidade no sul da Bahia, teve a oportunidade de ler e copiar a redação abaixo que, com certeza, chamou a sua atenção. Contém inúmeros erros que fizeram-na ser desconsiderada, sem sombra de dúvida.

É sempre bom aprendermos com os erros e com os acertos alheios. Dessa forma, veja o que não deve fazer em uma prova de redação, notadamente de tanta importância como a do Enem, responsável pela nota total ou parcial de inúmeros vestibulares do país. I. Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita.

Na competência I, espera-se que o participante escolha o registro adequado a uma situação formal de produção de texto escrito. Na avaliação, serão considerados os fundamentos gramaticais do texto escrito, refletidos na utilização da norma culta em aspectos como: sintaxe de concordância, regência e colocação; pontuação; flexão; ortografia; e adequação de registro demonstrada, no desempenho lingüístico, de acordo com a situação formal de produção exigida.

II. Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

O eixo da competência II reside na compreensão do tema que instaura uma problemática a respeito da qual se pede um texto escrito em prosa do tipo dissertativo-argumentativo em prosa. Por meio deste tipo de texto, analisam-se, interpretam-se e relacionam-se dados, informações e conceitos amplos, tendo-se em vista a construção de uma argumentação, em defesa de um ponto de vista.

III. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Na competência III, procura-se avaliar como o participante, em uma situação formal de interlocução, seleciona, organiza, relaciona e interpreta os

Relacionados