015443411783

1290 palavras 6 páginas
Universidade Federal de Alagoas Curso de Geografia

Sandoval Gouveia de Souza

Evolução do Conhecimento Geográfico

Maceio, 26 de junho 2013
Sandoval Gouveia de Souza

Trabalho apresentado a Universidade Federal de Alagoas, com requisito parcial da disciplina Evolução do conhecimento Geográfico Sob orientação do Profº. Antonio Alfredo.

Maceió, 26 de junho 2013

Karl Ritter Quedlinburg, 7 de agosto de 1779 — Berlim, 28 de setembro de 1859 foi um geógrafo e naturalista, nascido em Quedlinburg, pertencente à Prússia, fundamental para o posterior surgimento da geografia humana.
Ritter foi, junto com seu camarada Alexander von Humboldt, um dos precursores da Geografia Moderna, assim como fundador da Sociedade Geográfica de Berlim. Ritter foi ainda o primeiro professor de geografia regular e fixo em uma universidade, sendo que a cátedra de geografia da Universidade de Berlim foi instituída justamente para que ele a ocupasse a família de Ritter era relativamente modesta. Ele trabalhou a vida toda como professor e suas viagens se restringiram ao continente europeu. Ritter foi contemporâneo de Alexander Von Humboldt fazendo parte da mesma classe social, entretanto com formação acadêmica diferente. Karl Ritter tinha sua formação ligada à Filosofia e a História, suas pretensões se baseava no saber científico da geografia a partir de uma metodologia sistematizada e organizada, de fato pressupunha que a geografia do período se encontrava sem nenhuma base teórica e científica.
Seu principal objetivo foi unir seus estudos enquanto pesquisador da geografia com a Filosofia, dessa forma aproximava a natureza e toda sua complexidade ao mesmo tempo demonstrando suas influências sobre a história da humanidade. Ritter se opunha a Humboldt, pois acreditava que a ciência era uma forma de relação

Relacionados