011768801805

1176 palavras 5 páginas
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO de empresas

GIRLENE SILVA FRANCO

COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM
Textos Técnicos

ALTO ARAGUAIA
2010
GIRLENE SILVA FRANCO

COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM
Textos Técnicos

Trabalho apresentado ao Curso Bacharelado em Administração de Empresass da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Comunicação e Linguagem.

Prof. Marcelo Silveira

ALTO ARAGUAIA
2010
III – INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo mostrar que a comunicação e a linguagem desempenham um papel de fundamental importância na vida dos seres humanos e funcional das empresas. Como em qualquer aprendizado, o exercício com atenção e dedicação é a chave do sucesso nos processos de comunicação.
Neste contexto, será apresentado a construção de estudos de alguns textos técnicos buscando um maior entendimento na intenção de um conhecimento mais aprofundado sobre o tema em questão, ou seja, apreciaremos detalhadamente mais sobre a elaboração de um Memorando, Requerimento, bem como um Atestado em suas mais diversas estruturas, formas e uso mais eficaz.
Sendo assim, a organização dos textos e sua sequência dentro do trabalho foram concebidas com base nos elementos que foram surgindo durante sua elaboração. Os temas aparentemente não estão apresentados de forma a se vincularem um com o outro, mas o leitor, ao refletir comigo sobre a prática cotidiana, verá que ali eles estão intimamente relacionados.

PRODUÇÃO TEXTUAL – COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM

1. MEMORANDO

O memorando é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em níveis diferentes. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna. Pode ter caráter meramente administrativo, ou ser empregado para

Relacionados