0101210111111010

3385 palavras 14 páginas
Cidade grande moça bela
Tu tens o cheiro da paixão

Apresentação

O município de Camaragibe, assim como a maioria das cidades brasileiras, resultante de um crescimento espontâneo ou não planejado, apresenta uma grande diversidade de estrutura urbana com características físicas e realidades sociais distintas.
Diante dessa constatação, iremos apresentar nesse folheto, dados importantes, buscando identificar não conservadorismo, mas sim, a tradição ao saber do trabalho de uma vida à memória cultural de nossa civilização.
Como forma de facilitação metodológica, as seções documentais seguem uma análise e linguagem sem desconsiderar as particularidades do município. Este trabalho não pretende esgotar a história de Camaragibe, trata-se apenas de uma semente plantada para ser cultivada no dia-a-dia pelos estudantes/alunos, com a colaboração dos professores. Nele, serão abordados temas como aspectos gerais, sua história e origem do seu nome, entre outros.

Camaragibe, Terra dos Câmaras
25 anos de Emancipação

CAMARAGIBE – HISTÓRICO – ORIGEM
Uma Casa Grande, que apresenta marcas fortes de uma época de maior explendor do ciclo de açúcar, sobreviveu até os nossos dias, em localização privilegiada que hoje denominamos de Região Metropolitana do Recife, é a Casa Grande do Engenho
Camaragibe.
Testemunha de toda trajetória da economia canavieira em Pernambuco, desde sua fase mais remota do século XVI, somente a partir do século XVI, é que esse Engenho foi se integrando ao crescimento urbano do Recife, e como tantos outros situados na Várzea do
Capibaribe, deu origem ao bairro que passou a levar seu nome. O engenho Camaragibe foi fundado em 1549 e era um dos mais prósperos da região até a invasão holandesa em 1645.
Em 1891, a propriedade foi vendida à Cia. Industrial Pernambucana – CIPE, que desenvolveu um programa social para seus operários através da construção de uma vila operária, a primeira do gênero na América Latina.
Camaragibe é u

Relacionados