01 FVH Parametros Gerais 20

3753 palavras 16 páginas
FVH - Forragem Verde Hidroponica

A forragem hidropônica é o resultado de um processo de germinação de sementes de cereais (cevada, milho, trigo, aveia e outras espécies), que se desenvolvem em período de 10 a 15 dias, captando energia do sol e assimilando os minerais contidos em uma solução nutritiva. Essa forragem possui excelente qualidade, quando administrada aos rebanhos em sua totalidade (sementes, folhas, caules, raiz e substrato).
Geralmente, constitui dieta completa de carboidratos, açúcares, proteínas, minerais e vitaminas. Seu aspecto, sabor, cor e textura conferem grande palatibilidade aumentando a assimilação de outros alimentos. (Fao, 2001; Olivas, 2007).
A forragem de milho hidropónico possui efeito equivalente ao uso da amonização, pois tem o mesmo princípio – enriquecimento de volumosos de baixa qualidade nutricional para ruminantes – e pode ser uma alternativa de complemento a planos de alimentação, mais especificamente em secas mais prolongadas. Entretanto, sua relevância em comparação a outras opções, como as forrageiras nativas, o feno, a silagem e os resíduos da agroindústria, deve-se aos aspectos econômicos e à simplicidade de produção
1. É sabido que os grãos secos possuem os chamados "fatores antinutricionais" que são inibidores enzimáticos e também já é de conhecimento geral que todo grão germinado apresenta uma melhor digestibilidade e, por conseguinte, um aproveitamento melhor pelo organismo animal, independentemente de seus teores absolutos individuais tais como % de Proteína.

2. O grão de milho simplesmente embebido em água de cal (pelo cálcio solúvel). Coloca-se o grão de milho submerso em água de cal por 24 a 48 horas e esse processo já é suficiente para eliminar os fatores antinutricionais e ao mesmo tempo aumentar bastante o teor de cálcio solúvel, e por conseguinte, assimilável. O aproveitamento dos nutrientes será bem maior que o grão seco triturado. Além do mais, reduz consideravelmente o trabalho de moagem do milho e o uso

Relacionados

  • Engenharia
    3980 palavras | 16 páginas
  • Ambev 2014
    45313 palavras | 182 páginas