009726841953

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1710 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Exercícios - Coesão e coerência
1º Ano de Agronomia – UEMS/UUC
Língua Portuguesa
09-04-2013

1)     O humor da tira abaixo é construído a partir de uma incoerência. Que incoerência éessa?

2)     Dê coerência às frases abaixo:

a)     Eu estava com muito sono porque eu deitei bem cedo.
b)    Fazia muito frio, portanto mesmo assim fomos à praia.
c)     Faça a prova com atenção, assim você não tirará boa nota.

3)     A ambiguidade (duplo sentido das expressões) é um vício que impede o bom entendimento dos textos. Explique o efeito que a ambiguidade causou no texto abaixo:4)     Reescreva as orações usando elementos de coesão para elaborar um texto com elas:

a)      Os homens não ficam deslumbrados na frente de uma vitrine.
b)      Eles não compram por impulso. Não têm paciência para a burocracia do crediário.
c)      O público feminino sente uma atração irresistível pelas ofertas e liquidações do mercado consumidor.
d)     As propagandas normalmente sãodirecionadas às mulheres.
e)      As mulheres têm papel importante na decisão de compra de um homem.
f)       Eles dizem que as mulheres têm bom gosto, conhecem marcas e sabem se um produto é bom, caro ou barato.

5)     Construa uma nova versão do texto abaixo, utilizando em relação à palavra Vera, os mecanismos de coesão que julgar adequados.

“Desde cedo o rádio noticiava: um objeto voadornão identificado estava provocando pânico entre os moradores de Valéria. A primeira reação de Vera foi sair da cama e correr para o porto. Fazia seis meses que Vera andava trabalhando em Parintins. Vera levantava cedo todos os dias e passava a manhã inteira conversando com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.Vera estava em Parintins, tentando convencer os trabalhadores a mudar atécnica do plantio da várzea.”
6) A coesão integra um dos requisitos imprescindíveis à construção de todo e qualquer texto. Há, portanto, alguns elementos que funcionam como principais agentes nesse processo, com vistas a fazer com que a mensagem se materialize de forma clara e precisa. Assim sendo, o texto que ora se evidencia a seguir carece de tais elementos, e sua principal tarefa é apontá-los,tendo como base os exemplos sugeridos.
Muito suor, pouca descoberta
O trabalho do arqueólogo tem emoções, sim. ---------não pense em Indiana Jones, bandidos e tesouros. É verdade------- os arqueólogos passam um bom tempo em lugares excitantes, como pirâmides e ruínas. ---------as emoções acontecem mesmo é nos laboratórios, --------- ---------- identificam a importância das coisas que acharamnos sítios arqueológicos. -------------, é preciso persistência para encarar a profissão, -------------os resultados demoram, e muita gente passa a vida estudando sem fazer grandes descobertas. No Brasil, é necessário fazer pós-graduação, ---------não há faculdade de Arqueologia. --------, é preciso gostar de viver sem rotina, -------------o arqueólogo passa meses no laboratório e outros em campo. Oprêmio é fazer descobertas que mudam a história.

7. A coerência é uma característica textual que depende da interação do texto, do seu produtor e daquele que procura compreendê-lo. Muito depende do receptor, de seu conhecimento de mundo, da situação de produção do texto e do grau de domínio dos elementos linguísticos constantes do texto. Veja no exemplo abaixo a falta desse domínio, o queparece tornar o texto incoerente. Essa incoerência, proposital neste caso, torna o texto uma piada.
-Eu gosto tanto de frango, mas tenho medo de gripe aviária.
-Ah, mas só dá na Ásia, responderam.
- Justo na parte de que eu mais gosto? (Folha de São Paulo, 18 de março de 2006, p. E13).

8. Reescreva os trechos fazendo a devida coesão. Utilize artigos, pronomes ou advérbios. Não se esqueça de...
tracking img