004459640841

418 palavras 2 páginas
TRABALHO SOBRE AS TREZE LEIS DE CODD

01 - Numa base de dados relacional, todos os dados, incluindo o próprio dicionário de dados, são representados de uma só forma, em tabelas bidimensionais.
02 - Cada elemento de dados fica bem determinado pela combinação do nome da tabela onde está armazenado, valor da chave primária e respectiva coluna (atributo).
03 - Os valores nulos são suportados para representar informação não disponível ou não aplicável, independentemente do domínio dos respectivos atributos.
04 - Os metadados são representados e acedidos da mesma forma que os próprios dados.
05 - Apesar de um sistema relacional poder suportar várias linguagens, deverá existir pelo menos uma linguagem com as seguintes características:
a) - Manipulação de dados, com possibilidade de utilização interactiva ou em programas de aplicação.
b) - Definição de dados.
c) - Definição de views.
d) - Definição de restrições de integridade.
e) - Definição de acessos (autorizações).
f) - Manipulação de transacções (commit, rollback, etc.).
06 - Numa view, todos os dados atualizáveis que forem modificados, devem ver essas modificações traduzidas nas tabelas base.
07 - Há a capacidade de tratar uma tabela (base ou virtual) como se fosse um simples operando (ou seja, utilização de uma linguagem set-oriented), tanto em operações de consulta como de atualização.
08 - Alterações na organização física dos ficheiros da base de dados ou nos métodos de acesso a esses ficheiros (nível interno) não devem afectar o nível conceptual – independência física.
09 - Alterações no esquema da base de dados (nível conceptual), que não envolvam remoções de elementos, não devem afectar o nível externo – independência lógica.
10 - As restrições de integridade devem poder ser especificadas numa linguagem relacional, independentemente dos programas de aplicação, e armazenadas no dicionário de dados.
11 - O fato de uma base de dados encontrar-se centralizada numa máquina, ou distribuída por

Relacionados