00164062500

2272 palavras 10 páginas
FISIOTERAPIA DESPORTIVA CONTEÚDO DE ESTUDO PARA O SEMINÁRIO

“Fisioterapia como um todo”
Pode ser definida como ciência aplicada ao estudo, diagnóstico, prevenção e tratamento de disfunções cinéticas funcionais de órgãos e sistemas.
Estudo é o movimento humano, onde utiliza-se recursos físicos como calor, luz, movimento melhorando a qualidade de vida e facilitando o processo de reintegração social.
A fisioterapia esportiva foi reconhecida pelo COFFITO no Brasil pela resolução n° 337, de 8 de novembro de 2007.
A fisioterapia esportiva atua diretamente nas atividades esportivas, na preparação , prevenção e recuperação de lesões no processo de reabilitação de atletas em clubes, times , academias etc..

O que é fisioterapia desportiva ou esportiva?

É o ramo da fisioterapia direcionado as necessidades especificas de atletas amadores ou profissionais.
Eles são expostos a condições de sobrecargas muscular e óssea com mais frequência que os indivíduos que não praticam esportes, o que aumenta a necessidade de cuidados mais vigorosos em relação às lesões por eles sofridas.
Intimamente ligada à medicina esportiva a fisioterapia desportiva. Tem como principal objetivo melhorar as condições físicas dos atletas para que eles possam retornar o mais rápido possível as suas atividades, tanto as rotineiras quanto as relacionadas aos exercícios físicos que praticam antes.
Com aumento da competitividade, o profissional especialista em fisioterapia desportiva vem ganhando espaço na equipe multidisciplinar, atuante de forma integrada em prol de um rendimento maior do atleta, ao lado dos médicos, educadores físicos, massagistas, psicólogos, nutricionistas..
Para muitos, essa área da fisioterapia é apenas uma intervenção indicada no processo de reabilitação de lesões sofridas por atletas, mas na verdade, é muito mais que isso. A fisioterapia desportiva dedica-se não somente ao tratamento do atleta lesado, mas também á adoção de medidas preventivas a fim de reduzir

Relacionados