“HÁ VÍCIOS QUE SÃO VIRTUDES”: MAQUIAVEL, TEÓRICO DO RELISMO POLÍTICO

1285 palavras 6 páginas
CAPÍTULO 2
“HÁ VÍCIOS QUE SÃO VIRTUDES”:
MAQUIAVEL, TEÓRICO DO RELISMO POLÍTICO

Os textos e pensamentos de Nicolau Maquiavel dão e deram muito que falar principalmente para a época em que foram divulgados, fatos que nem mesmo o próprio autor poderia imaginar e/ou perceber a magnitude e fonte de inspiração que se tornaram as suas obras. Obras estas que foram concebidas durante o período em que se manteve exilado. Embora tenha, por um lado, sido julgado como “pecaminoso”, por outro se mantém como um desafiador do saber político, revelando a lógica da mesma.
Nicolau Maquiavel filho de Bernado e Bartolomea cresceu rodeado de livros já que seu pai possuía um grande acervo em sua casa, pois ele era advogado, e sua mãe possuía muito conhecimento acerca da literatura ocidental, isto foi o que influenciou Maquiavel com seus estudos, proporcionando uma educação sólida e humanista. Maquiavel conseguiu exercer um cargo importante dentro da sociedade florentina o de chancelaria, cargo este ocupado por advogados, embora não tendo formação nesta área, tinha o conhecimento necessário para exercer esta função. Porém seus dias de glórias estavam contados mediante que a família dos Medicis que acabaram por ocupar o lugar do rei expulsando Maquiavel do seu cargo e o proibindo de retornar a Florença. Foi neste período então que ele escreveu suas principais obras dentre elas dedicou uma a Lourenço de Medicis, intitulado de O PRÍNCIPE. Alguns historiadores afirmam que Maquiavel o fez para retornar a vida pública, mas não obtive êxito em seu retorno, ainda assim escreveu algumas obras (A arte da guerra, Comentários sobre a primeira década Tito Livio, A cidade Florença e uma peça que ainda hoje é predominante pela cidade da Itália, A Mandrágora).
Nicolau Maquiavel morre em 1527, aos 58 anos e a partir daí suas obras ganham mais vigor, algo jamais imaginado pelo autor. A igreja, por sua vez o associava ao demônio “old nick”, colocando suas obras no rol d leituras proibidas e

Relacionados

  • idade media
    181240 palavras | 725 páginas