“ASPECTOS PATOLÓGICOS RELATIVOS ÀS LER/DORT EM TRABALHADORES EM POSTOS DE TRABALHO DE DEGITAÇÃO”

28538 palavras 115 páginas
1. INTRODUÇÃO

1.1. PROBLEMÁTICA

A sociedade em geral vem se desenvolvendo em todos os setores produtivos, seja no comércial ou na indústria. Um deles é o da tecnologia da informação, que desperta como mecanismo de crescimento sociocultural. E para que esse desenvolvimento ocorra, faz-se necessário implementar estrutura física nas organizações de trabalho adequada à execução das mais variadas atividades. A busca da excelência no trabalho, por resultados satisfatórios e a ânsia de melhores índices de aproveitamento e tempo trabalhado, gerando lucratividade é o foco administrativo de toda organização, seja ela privada ou pública.
Países desenvolvidos têm conseguido bons resultados por meio de uma sociedade mais dinâmica, tecnológica, estruturada e preparada de forma que seus trabalhadores, diretos ou indiretos tenham seus direitos e deveres realmente garantidos. Nesse setor, exemplos citados e ovacionados por todos são os países europeus, Ásia, Japão e Américas, com contínuos avanços inovando o mercado tecnológico, e garantindo o direito à saúde e segurança de seus trabalhadores.
No Brasil, sobretudo nas regiões mais desenvolvidas do país, que mesmo com estrutura física, máquinas, equipamentos modernos de última geração, mobiliários adequados aos usuários, a orientação e o treinamento necessários para que o profissional desenvolva suas atividades, fica evidenciada a ocorrência de doenças ocupacionais do tipo LER/DORT.
Porém, em regiões menos desenvolvidas, há defasagem nos níveis de tecnologia empregados nas organizações, bem como a subutilização de mobiliários que não são adequados aos postos de trabalho, isso decorre muitas vezes por problemas de ordem financeira (diferenças complexas que há entre o setor público e o privado, que persistem de antigas estruturas políticas não abordadas nesse trabalho). Tendo essa diferença de estrutura físico-financeira entre as regiões como contexto, é evidente que nas regiões menos desenvolvidas, as

Relacionados