Óxidos e a chuva ácida
Os óxidos são uma classe de substâncias inorgânicas que são formadas por dois elementos, sendo que o mais eletronegativo deles é o oxigênio.
Entre os óxidos em geral, existem os óxidos ácidos, que são compostos que apresentam um caráter covalente, formados geralmente por ametais, e que produzem ácidos ao entrarem em contato com a água. Muitos desses óxidos ácidos estão presentes na atmosfera terrestre, portanto eles reagem com a água da chuva e o resultado é a “chuva ácida”.
Quais são os óxidos responsáveis por esse desequilíbrio ambiental?
Dióxido de Enxofre - SO2: se forma através da queima do enxofre. Possui cheiro forte e irritante. Em contato com o oxigênio do ar, dá origem ao SO3, que se combina com a água e origina a chuva ácida, responsável por danos ao solo e às plantas. Também está presente na gasolina e demais combustíveis derivados de petróleo, que, ao serem queimados, liberam este gás ao ambiente.
Dióxido de Nitrogênio - NO2: a temperatura muito elevada nos veículos automotores, facilita a ligação entre o oxigênio e o nitrogênio do ar atmosférico e produza o monóxido de nitrogênio (NO) e o dióxido de nitrogênio (NO2), causadores da chuva ácida. O NO2 produzido, reage com o oxigênio do ar e produz o ozônio, gás responsável pela filtração dos raios solares, mas em quantidade exagerada, causa sérios danos à saúde.
Monóxido de Nitrogênio - NO: é um gás altamente tóxico, formado a partir das turbinas dos aviões a jato, funcionamento de fornos industriais e motores de veículos. Causa sérios riscos à saúde dentre eles a irritação nas mucosas e o enfisema pulmonar.
A precipitação de chuvas ácidas pode causar:
• a morte de peixes em rios e lagos e a destruição de folhas e galhos de árvores;
• a alteração química do solo, uma vez que a chuva ácida, provoca o envenenamento das plantações e do solo tornando - os inférteis
• a contaminação das águas subterrâneas;
• a degradação de prédios, estruturas metálicas de casas,