ÉTICA E COMUNICAÇÃO
Trabalho 1 (GA)
Ouve-se muito o saber partilhado: “Quando Pedro fala de Paulo, sei mais de Pedro do que de Paulo”. Isto envolve linguagem. E, também, em conhecer o indivíduo. Sempre queremos estar inserido em algum tipo de grupo/tribo. A comunicação é a grande chave que, nós, humanos, temos o privilégio de poder utilizá-la. Mas, isto vai mais além: a linguagem faz parte de nossa identidade, das nossas ações, da nossa vida. Ter conhecimento e estudo garante ainda mais uma boa comunicação e, possibilita poder compartilhar e evoluir com outras pessoas. E claro, inserir-se no mundo humano.
Com a evolução da tecnologia, as formas de se comunicar com o mundo passam ser cada vez maiores. Tornamo-nos algo do tipo “comunicação integrada com a sociedade”. Os meios de comunicação atuais vêm crescendo com frequência. Entretanto, isto não significa que substitua os tradicionais. No meio de tantas linguagens, procuramos aquelas que nos interessam: que nos ‘formam’, que trazem nossos valores. Porém, vale analisar se somos nós mesmos que realmente criamos nossos próprios ideais ou os meios de comunicação nos dizem como pensar e agir.
Na era contemporânea, a web está presente na maioria da sociedade. Foi a partir daí que influenciou o crescimento de pessoas querendo expor suas opiniões, articular suas ideias. A linguagem, sendo base de tudo, faz com que nosso desejo comunicativo aumente e queiramos nos preparar cada vez mais para estar ‘bem’ diante de tantos olhares críticos que temos atualmente.
Linguagem digital ou não, queremos mesmo é garantir nosso lugar em um coletivo. Construir a própria identidade para incluir-se em um meio social.