Ética na educação infantil
A formação integral do ser humano depende de instituições sociais como a família, a escola, o estado, dentre outros. Essas instituições deveriam comunicar-se entre si, visando à formação de um sujeito ético e moral.
Entretanto, diante desta sociedade pós-moderna, na qual estamos inseridos, é possível perceber que tais instituições estão em crise por diversos motivos, sendo um deles a globalização social.
Percebe-se que a escola pode contribuir muito para o processo da construção dos valores e princípios éticos e morais. Porém, entendemos que este papel é de complementar o das famílias.
No processo educacional, cabe ressaltar a primazia da educação infantil, que, se bem qualificada, é elemento desencadeador do desenvolvimento da criança, da construção de conhecimentos, base para aprendizagem cognitiva e formação de valores.
Devido à nossa atuação na área da educação infantil, observamos a necessidade de desenvolver uma pesquisa que tivesse como foco a formação da ética e da moral da criança.
A presente pesquisa teve como objetivo analisar a importância da formação ética e moral na educação infantil. Baseado no que diz Piaget (1994) em relação aos primeiros anos de vida, onde os pequenos vivem um período de iniciação às regras de um universo normativo, precisam da intervenção constante de um adulto. As crianças passam por diferentes tipos de compreensão em relação às regras.
A pesquisa foi norteada por questionamentos sobre como desenvolver um trabalho eficiente na instituição de educação infantil, visando à aquisição de valores éticos e morais nas crianças. Da mesma forma, analisar a interação e a articulação da família com essa formação, assim como a contribuição do educador neste contexto.
Teve como objetivos específicos: Identificar a prática pedagógica dos educadores da educação infantil, visando a formação ética e moral na sala de aula, tendo em vista a formação dos valores éticos e morais na educação da criança; identificar