Árvores
DEFINIÇÃO
Uma árvore é um tipo abstrato de dados que armazena elementos de maneira hierárquica. Com exceção do elemento do topo, cada elemento da árvore tem um elemento pai e zero ou mais elementos filhos. Uma árvore é normalmente desenhada colocando-se os elementos dentro de elipses ou retângulos e conectando pais e filos com linhas retas. Normamente, o elemento topo é chamado de raiz da árvore, mas é desenhado como sendo o elemento mais alto, com todos os demais conectados abaixo. Em uma definição mais formal, uma árvore é uma estrutura que contém um conjunto finito de um ou mais nós, sendo que um dos nós é especialmente designado como o nó raiz e os demais nós são particionados em 0 ou mais conjuntos disjuntos onde cada um desses conjuntos é em si uma árvore, que recebe o nome de sub-árvore.
São uma das estruturas mais importantes da computação, estruturas do tipo árvore são na verdade ,uma ruptura em organização de dados pois permitem a implementação de uma gama de algoritmos muito mais rápidos do que no uso de estruturas de dados lineares,tais como listas.Árvores também provém uma forma natural de organizar os dados e, consequentemente se tornaram estruturas ubíquas em sistemas de arquivos, interfaces gráficas com o usuário ,banco de dados ,sites da web e outros sistemas computacionais.
Não e muito claro o que os peritos querem afirmar co pensamento “não-linear”,mas quando se diz que árvores são não-lineares ,a referência é feita a um relacionamento organizacional que é mais rico do que simplesmente antes e depois entre objetos de uma sequencia .Os relacionamentos em uma árvore são hierárquicos com alguns objetos estando “acima” e outros “abaixo” dos outros .
Ex.