O trabalho do gerente
Resumo
Formação e treinamento de administradores é tema de fundamental importância. A criação de riquezas e o bem-estar das pessoas dependem de administradores capacitados, seja na empresa pública, na empresa privada ou em organizações/ associações sem fins lucrativos. Para preparar administradores capacitados é preciso fundamentar o ensino e o treinamento em estudos reveladores sobre suas atividades de trabalho. A literatura apresenta poucas obras teóricas e pesquisas empíricas sobre o assunto.
Para Mintzberg “os estudos administrativos, tão devotados ao progresso e à mudança, têm por mais de meio século não considerado seriamente a questão básica: o que os administradores fazem?” A eficácia da formação e treinamento de administradores depende da adoção de uma boa descrição de seu trabalho. A revisão apresentada a seguir revela o predomínio de uma descrição surgida no início do século. Sua perseverança como descrição do trabalho do administrador seria devido a seus atributos explicativos superiores? Ou estamos acomodados ao examinar a questão?
Palavras-chave: Gerente executivo; Treinamento; Mudanças.
Enfoques Tradicionais
Desde 1911 quando Taylor escreveu sobre “aquela melhor maneira” e Fayol declarou que
“capacidade gerencial pode e deve ser obtida da mesma maneira que a capacidade técnica na escola, mais tarde na oficina”, estamos em busca do Santo Graal da Administração como uma ciência e uma profissão como afirma Mintzberg. Com isso foram diversas tentativas
(durante um século) para definir o papel do gerente executivo e definir a administração como uma profissão, semelhante Medicina, a Engenharia, etc.
Finalmente devemos encarar a realidade, a Administração não pode ser encarada como uma ciência ou uma profissão, como afirma Mintzberg “ela permanece incrustada nas práticas da vida diária, devemos celebrar este fato e não depreciá-lo. E devemos desenvolver gerentes incrustados na vida