O Trabalho do Gerente
Uns dizem que bons gerentes são executores. Outros sugerem que eles são realmente líderes. Contudo, a maior parte deste século, os escritores clássicos continuam nos dizendo que bons gerentes são essencialmente controladores.
Folclore e Fatos Sobre o Trabalho Gerencial
Há quatro mitos sobre o trabalho dos gerentes que não se sustentam:
1º Folclore: o gerente é um planejador reflexivo e sistemático.
Fato: estudos após estudos têm mostrado que os gerentes trabalham em ritmo incansável, que suas atividades são caracterizadas por brevidade e que eles são fortemente voltados para a ação e que não gostam de atividades reflexivas. O gerente não pode ser sistemático, pois em uma organização deve atuar em diversas situações sendo breve nas suas decisões.
2º Folclore: o gerente eficaz não tem obrigações regulares a cumprir.
Fato: além de lidar com exceções, o trabalho gerencial envolve o cumprimento de diversas obrigações, incluindo rituais e cerimônias, negociações e processamento de informações que conectam a organização ao seu ambiente.
3º Folclore: o gerente sênior precisa de informações agregadas que devem ser disponibilizadas por um sistema formal de informações gerenciais.
Fato: Os gerentes favorecem muito a mídia verbal, ou seja, chamadas telefônicas e reuniões.
4º Folclore: Gestão é, ou pelo menos está se tornando rapidamente, uma ciência e uma profissão.
Fato: os programas dos gerentes – para organizar tempo, processar informações, tomar decisões – permanecem dentro da cabeça deles. São conhecimentos que serão adquiridos no decorrer da carreira do profissional, não existe “faculdade para gerente”.
Uma Descrição Básica do Trabalho Gerencial
O gerente pode ser definido como a pessoa responsável por uma organização ou por uma de suas unidades.
A Pessoa que Exerce o Cargo
As pessoas vêm para o trabalho gerencial com um conjunto de valores, nesse estágio da vida provavelmente firmemente estabelecido, e também com