O serviço social e sua evolução histórica no brasil
NO BRASIL
O Serviço Social é uma profissão dinâmica que surgiu na década de 1930 e foi regulamentada, no Brasil, em 1957 O Serviço Social primeiramente servia aos propósitos da burguesia que indiretamente amenizava os conflitos surgidos entre a crescente classe operária absorvida pelo crescente sistema capitalista tanto na Europa quanto nos Estados Unidos da América.
Iamamoto (1998) assinala que o Serviço Social surgiu como uma das estratégias concretas de disciplinamento, controle e reprodução da força de trabalho e seu papel era conter e controlar as lutas sociais.
Novos princípios bases se acrescentaram ao Serviço Social, que auxiliaram a profissionalização e o assistente social na atualidade possui um novo perfil bem diferente daquele apresentado no início do século passado.
Hoje, o assistente social modifica a sua forma de atuação profissional, levando em consideração a demanda que lhe é colocada e a necessidade de responder às exigências e às contradições da sociedade capitalista.
A formação profissional dos assistentes sociais permite apreender as questões sociais e psicossociais com uma base teórico-metodológica direcionada à compreensão dos processos relacionados à economia e política da realidade brasileira.
. Atua também desenvolvendo ou propondo políticas públicas que possam responder pelo acesso dos segmentos de populações aos serviços e benefícios construídos e conquistados socialmente, a exemplo do Sistema Único de Saúde - SUS, da Lei Orgânica da Assistência Social - LOAS e do Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA, participando de Conselhos Municipais, Estaduais e Nacionais, bem como das Conferências nos 3 níveis O Assistente Social na realidade social contemporâneo além de um mediador entre conflitos de classes atua junto aos movimentos organizados da sociedade na busca a ampliação dos direitos sociais universais, contra as desigualdades e propicia aos usuários meios de acesso aos