O que é a Santa Ceia
A Ceia do Senhor, ou Santa Ceia, é um assunto que gera muita dúvidas entre os cristãos, jovens ou não, ainda nos dias de hoje. Inclusive eu. Na verdade eu resolvi escrever sobre a Ceia do Senhor porque eu fui adquirindo algumas dúvidas e curiosidades ao longo do caminho, e ai, eu resolvi escrever pois acho que assim como eu, varias pessoas também tem dúvidas. Quando digo dúvidas, estou entrando na área desde de quando devo ou não tomar à quem pode tomar e o que significa “Ceia do Senhor”.
O meu objetivo no final desse rápido estudo é que você compreenda o que realmente significa o Ceia e porque tomamos. Por isso vamos começar com dúvidas básicas.
O que é a Ceia do Senhor?
A Ceia do Senhor, é um termo usado por Paulo em 1Co 11:20. E se chama assim porque foi instruida pelo Senhor Jesus.
Em algumas igrejas a Ceia do Senhor é chamada de:
Comunhão: Costume da igreja Primitiva que ainda procede nos dias de hoje em alguns locais.
Eucaristia: Esse termo é transliterado do grego (eucharisteo) que significa dar “graças” que é a ação inicial da Ceia do Senhor. E é normalmente usado pela igreja católica.
Santa Ceia: Essa expressão é usada por grupos que querem expressar o caráter divino de santidade.
Os termos empregados acima não são errados, mas eu particularmente, prefiro chamar de A Ceia do Senhor, que foi o nome usado por Paulo e consta na Bíblia.
Qual o significado da Ceia?
Em relação a Cristo: Jesus disse em um de seus discursos aos judeus: “Se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tendes vida em vós mesmo (Jo 6:53)”
A Ceia do Senhor é constiuida por dois elementos: O PÃO E O VINHO. O pão siboliza o corpo de Cristo e o vinho o sangue (Mt 26:26).
A palavra de Deus, nos revela que a Ceia é um ato MEMORIAL. Então qualquer outro ensino que você ver como: transubstanciação (idéia de que ao serem abençoados os elementos da Ceia se tornam verdadeiramente o corpo e o sangue de Cristo,