O que é etnocentrismo
Para explicar essa visão do "eu" e do "outro" o autor cita exemplos como nossa própria cultura com costumes e regras que nos são familiares e a cultura que não nos é familiar, mostrando como o homem julga sua própria cultura superior à cultura alheia. Mas, segundo Malinowski, toda cultura tem sua própria lógica e tem que ser estudada para ser compreendida.
Everardo faz uma pesquisa onde analisa livros de história do Brasil, livros esses que contém uma visão totalmente etnocentrica dos nativos brasileiros. os livros mostram os indios como selvagens por atos como andarem nus, e não vestidos como os europeus, assim não compartilhando de sua ética. Muitos desses relatos são do periodo da pré-antropologia, onde os relatos são feitos sem cráter cientifico, apenas feitos para demonstrar o choque cultural.
No segundo capitulo !Primeiros movimentos" Everardo faz uma citação de Camões que diz: "III Que gente será essa; em si diziam;que costume; que lei;que Rei teriam?" É por essas perguntas que surge o interesse de estudar e explicar a cultura d outro. Em suas primeiras analises o etnocentrismo ainda seguia o paradigma do evolucionismo para explicar as diferenças entre europeus e indios, sendo essas diferenças devido ao grau de evolução de