O QUE UM RELATÓRIO
No âmbito da política, um relatório é o parecer de uma comissão parlamentar.
No campo do direito, trata-se de uma exposição dos motivos que determinam a apresentação de um projeto de lei ou decreto.
Por outro lado, um relatório é o documento que se caracteriza por conter informação que reflete o resultado de uma investigação ou de um trabalho, adaptado ao contexto de uma determinada situação. Trata-se, muitas das vezes, da narração escrita e circunstanciada dos factos ocorridos na administração de uma sociedade, ou dos dados recolhidos numa inspeção.
Regra geral, o propósito do relatório é, obviamente, relatar (ou reportar). Em todo o caso, pode incluir elementos persuasivos, como recomendações ou sugestões.
Os relatórios podem ser públicos ou privados. Por exemplo, permitem responder às perguntas que as pessoas colocam ao governo ou a uma empresa.
PARA QUE SERVE: servem para comprovar o trabalho relatando ou descrevendo o que está ocorrendo em determinado momento e situação.
RELATÓRIO CRITICO: é um conjunto de informações utilizado para reportar resultados parciais ou totais de uma determinada atividade, experimento, projeto, ação, pesquisa, ou outro evento, esteja finalizado ou ainda em andamento.
Relatório de síntese: menos elaborado, referente a relatórios anteriores, é uma espécie de relato dos pontos principais do que vc quer narrar. Uma excursão de uma viagem por exemplo, vc não precisa dizer que... aí paramos e fomos almoçar, aí o carro quebrou, mais aí conseguiu consertar e continuamos a viagem. Nesse caso vc só precisa descrever de modo resumido em quais lugares vc foi e o que tinha por lá. é só relatar com suas palavras (mas em 3ª pessoa)
RELATÓRIO DE FORMAÇÃO: apresentar atividades desenvolvidas durante um curso e/ou estágio acadêmico.
Relatório Anual: é