O Processo Do Desenvolvimento
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
Turma: Nutrição
Período: 1º Período
Prof.: Agnes Maria Gomes Murta Disciplina: Psicologia
Nome: Vinicius Vilarino dos Santos
O processo do desenvolvimento
Conceito de desenvolvimento no âmbito da psicologia
Conceituar é a ação de formular idéias por meio de palavras. Os conceitos ajudam a delimitar espaços, precisar idéias, determinar limites, demarcar conteúdos, definir situações e, até certo ponto, orientar atos. O uso abusivo é destrutivo e limitante. A compreensão firma o conceito. A definição coordena as idéias.
Desenvolvimento facilmente agrega-se à noção de ganho. No caso do homem, sobretudo ganho visível e físico.
Progredir, aumentar, melhorar, expandir, crescer podem ser associados ao desenvolvimento-ganho. Liga-se à concepção de homem que, se completa atingindo um estado de homem terminado, involuindo a seguir.
Ainda que os anos iniciais sejam marcados por ganhos mais visíveis. Muitas perdas e involuções marcam igualmente algum processo.
Esta ligação “desenvolvimento-ganho” inspirou muitos autores. Também foi o motivo de, em sua maioria, os livros de Psicologia do Desenvolvimento traçarem um perfil evolutivo do homem que termina aproximadamente aos dezesseis anos.
Ganhos e perdas se alternam e ambos devem ser encarados como fenômenos evolutivos.
Desenvolver é evoluir, ou melhor dizendo, é evolucionar, o que significa alternar ou modificar.
Na trajetória humana existem ganhos e perdas e modificações em múltiplas direções que dependem do juízo social, em grande escala, para se classificarem como positivas ou negativas. E o desenvolvimento engloba todas essas modificações independentemente do seu valor cultural.
Na literatura psicológica, crescimento é usado em substituição a desenvolvimento. O primeiro refere-se primordialmente às modificações passíveis de uma avaliação numérica, quantificáveis.
O segundo é um conceito mais amplo porque, além de englobar as modificações contáveis,