O principe
Nicolau Maquiavel, político, escritor e filósofo de origem italiana de Florença nascido no ano de 1469 vindo a falecer em 1527. Como Secretário de Chancelaria de Florença, vivenciou na prática à queda e conquistas de vários governos e estados, experiências estas que lhe deram atributos necessários como escritor para publicar outras obras, sendo elas: A Mandrágora, A arte da Guerra e Discurso sobre a primeira década de Tito Lívio.
O Príncipe trata-se de uma cartilha, ou seja, regras a serem seguidas para a conquista e preservação do poder. Na obra o autor também aborda os principais motivos que levam a queda do poder, tudo isso dividido em 26 capítulos.
I – Capítulo: DE QUANTAS ESPÉCIES SÃO OS PRINCIPADOS E DE QUE MODO SE ADQUIREM: O autor apresenta o conceito de principados ou repúblicas e suas divisões, além de apresentar as formas de conquistas do poder nesse contexto.
II - Capítulo: DOS PRINCIPADOS HEREDITÁRIOS: É abordada a questão do poder que passa de pai para filho, no entanto trata-se da monarquia, diz o autor, ser este o que apresenta maior dificuldade no que diz respeito à sua conquista, porém é mais fácil para ser mantido, para isto basta não abandonar os princípios de ordem de seus ancestrais.
III - Capítulo: DOS PRINCIPADOS MISTOS: