O principe
Apresenta dois tipos de principados, o hereditário e o adquirido. Todos os governos e Estados que possuem autoridades sobre homens, foram repúblicas ou principados. E apontam quais são as duas maneiras de como o governante chega ao poder, uma pela virtude e outra pela fortuna.
Capitulo II – Principados hereditários
Afirma que o principado hereditário é o mais difícil de ser conquistado, porém é o mais fácil de manter o poder, pois seu povo esta acostumado a ser dominado pelos seus governantes, para isso basta não abandonar o procedimento dos antecessores, se o Príncipe for inteligente se manterá no poder.
Capitulo III – Principados mistos
A maior dificuldade está nos principados novos, pois o povo tem sempre o desejo de mudança, e não obtendo essas mudanças, o povo se revolta contra o novo Príncipe. Mas apresentam métodos para que o soberano conquiste o Estado. A primeira o Príncipe deve eliminar a linhagem do principado anterior, a segunda não mudar os costumes do novo povo, a terceira o soberano deve fixar sua resistência no local conquistado.
Capitulo IV – Razão por que o Reino de Dario, ocupado por Alexandre, não se revoltou com os sucessores deste
Há duas formas de como um principado é governado. A primeira, o Príncipe com o seu ministro têm maior poder para governar, e a segunda, é o Príncipe governando junto com nobres com títulos não dado pelo soberano, mas pela nobreza de sangue, já é mais difícil de governar.
Capitulo V – O modo de governar as cidades ou Estados que antes de conquistados tinham suas próprias leis
Apresenta três formas de manter um Estado acostumado com a liberdade. A primeira é destruí-los, a segunda habitá-los, e a terceira é deixar o povo viver com suas leis antigas, cobrando somente os impostos.
Capitulo VI – Principados novos que se conquistam com as armas próprias e virtuosamente
Apresenta alguns exemplos de conquistadores que chegaram ao poder pelo valor, e não pela