O petróleo
O petróleo é um recurso natural. É também atualmente a principal fonte de energia, servindo também como base para fabricação dos mais variados produtos, dentre os quais destacam-se: benzinas, óleo diesel, gasolina, alcatrão, polímeros plásticos e até mesmo medicamentos. É a principal fonte de renda de muitos países, sobretudo no Oriente Médio.
Além de gerar a gasolina que serve de combustível para grande parte dos automóveis que circulam no mundo, vários produtos são derivados do petróleo como, por exemplo, a parafina, GLP, produtos asfálticos, nafta petroquímica, querosene, solventes, óleos combustíveis, óleos lubrificantes, óleo diesel e combustível de aviação.
Nas refinarias, o petróleo é submetido a uma destilação fracionada, sendo o resultado desse processo separado em grupos. Na destilação é possível encontrar:
▪ De 20 a 60 °C → éter de petróleo. ▪ De 60 a 90 °C → benzina. ▪ De 90 a 120 °C → nafta. ▪ De 40 a 200 °C → gasolina. ▪ De 150 a 300 °C → querosene. ▪ De 250 a 350 °C → gasóleo (PT) ou óleo diesel (BR). ▪ De 300 a 400 °C → óleos lubrificantes ▪ Resíduos → asfalto, piche e coque. ▪ Subprodutos → parafina e vaselina.
Tipos de petróleo:
- Petróleo Brent: petróleo produzido na região do Mar do Norte, provenientes dos sistemas de exploração petrolífera de Brent e Ninian. É o petróleo na sua forma bruta (crú) sem passar pelo sistema de refino.
- Petróleo Light: petróleo leve, sem impurezas, que já passou pelo sistema de refino.
- Petróleo Naftênico: petróleo com grande quantidade de hidrocarbonetos naftênicos.
- Petróleo Parafínico: petróleo com grande concentração de hidrocarnonetos parafínicos.
- Petróleo Aromático: com grande concentração de