o mágico de oz e os "valores"
MARIA FABIANA DA SILVA COSTA
O mágico de Oz em: o resgate dos "valores"
APRESENTAÇÃO
O presente trabalho teve como objetivo promover a aprendizagem matemática, ampliando e enriquecendo o conhecimento dos alunos em relação à história do Dinheiro e do nosso Sistema Monetário, referenciando-o desta forma, como uma construção histórica que vem sofrendo transformações no decorrer do tempo.
É muito comum vermos crianças pequenas manuseando moedas, em simples atividades cotidianas, como comprar o lanche da escola, por exemplo. Esse contato é muito importante, pois aos poucos a criança vai aprendendo as primeiras noções matemáticas, além da conscientização do valor das coisas e a importância de se economizar. Isso acontece em razão do sistema monetário fazer parte de nosso cotidiano.
Esse conhecimento é tão importante para nossas vidas que até mesmo as pessoas que nunca tiveram a oportunidade de passar por uma escola, ou seja, pelo aprendizado sistemático, adquirem-no pela necessidade da sua utilização.
O mágico de Oz de L. Frank Baum, além de ser um grande clássico da Literatura Infantil, foi o meio utilizado para envolver as crianças nos estudos dos valores monetários, já que, especialistas em política e história, o livro é muito mais do que um conto infantil, foi, pois, o meio que o autor usou para defender o ideal do seu partido: introduzir a prata no país, quebrando, assim, a hegemonia do ouro. (http://pt.wikipedia.org/wiki/O_Mágico_de_Oz).
O eixo central do trabalho é, portanto, interferir na formação de diversos valores na criança além de conferir nas mesmas uma aprendizagem matemática significativa através desses estudos.
DESENVOLVIMENTO
O trabalho foi desenvolvido em uma turma do primeiro ano do segundo ciclo (alfabetização) em uma escola de rede particular no ano de 2008. Iniciamos o trabalho realizando a leitura da história "O Mágico de Oz" de Lyman Frank Baum.
Para facilitar a realização do trabalho,