O filme razão e sensibilidade através da ótica de kant.
Considerando que os termos Razão e Sensibilidade, que estão presentes no título do filme em questão, se tratem de conceitos de suma importância para a teoria do conhecimento Kantiana. Tendo em vista que tal filosofo trata da apreensão do conhecimento, do primeiro contato do sujeito com o objeto. Tais conceitos surgem como alegorias. Personificados nas protagonistas da drama de modo que a narrativa deixa claro o que cabe a razão ,o que cabe a sensibilidade e da relação entre ambos. Elionor, a irmã mais velha, representa a razão, enquanto Marriane a caçula, personifica a sensibilidade. O enredo retrata a sociedade inglesa do século XIX, com enfase ao comportamento feminino e como essas mulheres eram vistas pela sociedade, sendo diminuidas em relação aos homens.
Enquanto Elionor tenta arranjar soluções para os problemas domésticos ocacionados pela morte do pai. Marriane vive os dramas de um relação amorosa. As visões matrimoniais são divergentes entre as irmãs, devido ao aos aspectos ligados a sensibilidade de uma e a razão de outra.
A irmã mais nova vive o mundo através da intuição, pelo menos tenta, mesmo com uma certas limitações que pode ser atribuídas a sensibilidade. A primogênita, tal como a razão, tenta articular todos os processos, sejam problemas domésticos ou amorosos, com a finalidade de encontrar a solução mais apropriada ou possível. Em sua sua primeira crítica a da razão pura, Kant diz ou seja, apesar do esforço de separar razão e sensibilidade o fato é que em uma perspectiva humana, ambas são inassociavéis. A exemplo de que as irmãs se