O Estruturalismo
ANNA CLÁUDIA DUTRA
BRUNA DE MORAIS
FRANCIELE LABIAPARI
JOSIMAR FERREIRA
LAENDER ALVES
ROMULO KENEDY
RESUMO –
O ESTRUTURALISMO E A TEORIA DA BUROCRACIA
ALESSANDRO DA SILVA
ANNA CLÁUDIA DUTRA
BRUNA DE MORAIS
FRANCIELE LABIAPARI
JOSIMAR FERREIRA
LAENDER ALVES
ROMULO KENEDY
RESUMO –
O ESTRUTURALISMO E A TEORIA DA BUROCRACIA
Resumo do Curso de Administração – FUNEDI-FACIG Unidade Cláudio utilizado como requisito parcial para obtenção de créditos na disciplina Teoria Geral da Administração II.
Ministrada pela Ms. Prof. Adriana Nunes.
SUMÁRIO
SUMÁRIO 2
1.RESUMO 4
1. RESUMO
Método desenvolvido na linguística, que invadiu as demais áreas do conhecimento social economia, sociologia, Tróia organizacional, irônicas política as e psicologia.
Concentramos-nos no estruturalismo fenomenológico de Max Weber e nos trabalhos de Merton, Selznick, Gouldner, Blau e Croizer. A palavra estrutura de emprego muito antigo, tanto nas ciências físicas quanto nas sociais significa a analise interna de uma totalidade revela ou seja os elementos internos de um sistema. Pode ser aplicado a coisas diferentes permitindo a comparação entre elas. De fato embora a popularização da expressão estrutura social tenha ocorrido após 1930, seu uso na língua inglesa remonta a um período anterior ao século XVI, quando designava simplesmente o modo pelo qual um edifício era construído. Posteriormente foi utilizada para denotar as inter-relações entre as partes componentes de um todo sentido este utilizado na biologia. A introdução da expressão nas ciências deve-se a H-Spencer (1858), que a utilizou associando-a com o conceito d função, em uma analogia as funções anatômicas. Essa mesma utilização, mais tarde retomada por Émile Durkheim, perdurou no organismo Rdcliffe-Brown e no estruturalismo de Levi-Strauss.
O conceito de Sistema já vem sendo utilizado a muito tempo. A