O ESPORTE MODIFICANDO A REALIDADE SOCIAL DOS JOVENS

1105 palavras 5 páginas
O ESPORTE MODIFICANDO A REALIDADE SOCIAL DOS JOVENS.

“A temática sobre drogas deve ser discutida, ainda mais agora com o crack fazendo mal a tanta gente. Vejo o esporte como um dos meios mais rápidos na ajuda para quem usa ou usou drogas. Sempre ouvimos muitos casos de um cara que era um talento incrível no esporte e acabou se desviando para o mundo das drogas, estragando uma possível carreira de sucesso”, afirma Júnior dos Santos Almeida, atleta do MMA mais conhecido como Junior “Cigano”.
Catarinense de nascimento, mas baiano de coração, Cigano é uma das estrelas do programa Pacto pela Vida, realizado por várias instituições do governo da Bahia. O objetivo do programa é contribuir para a redução dos índices de violência na região, com foco na diminuição dos crimes contra a vida e o patrimônio. Uma das frentes de trabalho mais fortes do programa é o enfrentamento ao crack e outras drogas, com ampliação da rede de Centros de Atendimento Psicossocial (CAPS-AD), prevenção e desintoxicação de pacientes, além de ações integradas nas áreas de esportes, trabalho e educação.
Hábitos saudáveis que começam na infância
Para o médico Rogerio Morihisa, a inserção de hábitos saudáveis de vida desde a infância é uma das maneiras de se prevenir o uso de drogas na adolescência e vida adulta. “A prática esportiva, sendo um dos muitos hábitos saudáveis que o ser humano pode adotar, funcionará como um fator de proteção contra o uso de álcool e outras drogas. É claro que ela sozinha não evitará que o jovem se envolva com drogas. Por isso, aliado ao esporte, eu recomendo o fornecimento de informações, de modo imparcial e científico, sobre os efeitos das drogas, com a capacitação dos treinadores/professores, a oferta de desafios e realizações, pois as práticas esportivas proporcionam isso e a participação dos pais ou cuidadores nesse processo”.
Médico pela Faculdade de Medicina de Marília e mestre em psiquiatria pela Universidade de São Paulo (USP), Rogerio Morihisa é especialista

Relacionados

  • GOFFMANErvingmanicomiosPrisoeseConventos
    130447 palavras | 522 páginas