O ensino religioso nas escolas estaduais do paraná
Augusto Pianaro Neto Prof. Almir de Paula Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI Bacharelado em Teologia (TEO0031) – Trabalho de Graduação 31/01/11
RESUMO O ensino religioso remonta do período no qual os Jesuítas catequizavam os índios, ensinando-lhes os hábitos do homem branco e apresentando-lhes a doutrina da Igreja Católica Apostólica Romana. A partir da proclamação da República, o Estado brasileiro trabalhou no afastamento entre a religião e as escolas, instituindo um ensino laico e voltado ao tecnicismo. Atualmente, a escola brasileira voltou a entender a necessidade de uma disciplina que humanize o homem,o ensino religioso, preparando-o para conviver de forma harmoniosa nas sociedades. O objetivo deste Trabalho de Graduação é, utilizando-se de pesquisa bibliográfica, levar ao leitor qual é a visão do Estado sobre o Ensino Religioso, bem como apresentar a verdadeira solução para a humanidade: a Educação Cristã. Palavras-chave: Educação; Religião; Ensino Religioso; Educação Cristã.
1 INTRODUÇÃO
Com o passar do tempo, o ensino religioso no Brasil passou por várias metamorfoses. O catecismo católico pregado pelas missionários jesuítas foi abandonado completamente com a proclamação da República, quando o Estado aboliu o ensino religioso nas escolas públicas, dando ênfase ao ensino racional e na preparação do indivíduo para assumir os postos de trabalho na sociedade.
Com o advento das escolas técnicas, o homem então passou a ser o centro das preocupações dos educadores. Seu aperfeiçoamento nas técnicas e métodos de produção transformaram os alunos em ridículos bens de capital, ou seja, as ferramentas necessárias às indústrias para transformar a matéria prima em produto final.
Isso causou um esvaziamento pessoal, fazendo com que o indivíduo perdesse seus valores íntimos, como a vaidade, a auto-estima e a auto-confiança. Como efeito colateral, a convivência
2 social também foi