O elemento st7 dr1

1590 palavras 7 páginas
STC 7 DR 1- Fundamentos | O Elemento | Pedro Santos |

Até algumas décadas atrás considerava-se que o átomo era a menor porção em que se poderia dividir a matéria, posteriormente descobriu-se que o átomo era subdividido em partículas menores, e actualmente já se sabe que estas também são formadas por outras partículas.
Os átomos são, portanto, constituídos por partículas menores, entretanto a diversidade de átomos existente tem quantidade limitada, sendo a maior porção de matéria existente na natureza com diversidade limitada, de forma que podemos formar um banco de dados limitado.
Um átomo é a menor porção que existe e pode ser dividido um elemento químico, mantendo ainda as suas propriedades físico-químicas mínimas.
É sabido que o átomo isoladamente não tem: * Ponto de fusão. * Ponto de ebulição. * Volume molar. * Densidade.
Também é sabido que o átomo tem: * Raio atómico. * Raio iónico. * Energia de ionização.

Portanto, átomos são os componentes básicos das moléculas e da matéria comum. As mais conhecidas são os protões, os neutrões e os electrões.
O átomo é a unidade fundamental da matéria, o que significa dizer que toda matéria é constituída por átomos. Actualmente existem estudos a desvendar os fundamentos do átomo já o tornando não mais indivisível. Existem partículas dotadas de cargas que são denominadas quarks e que constituem os protões, os neutrões do átomo.
A sua nomenclatura deriva do grego, em que significa indivisível (a = não, tomos = divisão), pois quando de sua idealização, imaginava-se sendo a menor partícula possível de matéria.
O átomo é formado por duas regiões básicas: o núcleo atómico e a electrosfera, no qual se situam as suas partículas componentes.
O núcleo é constituído de protões (cargas positivas) e neutrões (cargas neutras). Os neutrões estabilizam o núcleo, uma vez que cargas de mesmo sinal tendem a se repelir.
Em torno do núcleo, na electrosfera, estão os electrões (cargas

Relacionados

  • o projeto "o guarda vai à escola" na sociologia da educação
    36032 palavras | 145 páginas