O conceito de liberdade segundo a teoria existencialista de sartre
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de licenciatura em Filosofia, como requisito à obtenção do título de graduada em Filosofia pela Universidade Católica de Brasília.
RESUMO
SILVA, AS. O conceito de Liberdade segundo a teoria existencialista de Sartre. Monografia. Brasília: Universidade Católica de Brasília/UCBV, 2010. 42 p.
O trabalho tem por objetivos promover reflexão teórica em torno do conceito de liberdade na perspectiva existencialista de Sartre, realizar pesquisa bibliográfica acerca das bases do existencialismo de Sartre e verificar as situações às quais podem-se associar a liberdade, segundo a perspectiva se Sartre. Para possibilitar o alcance destes objetivos foi realizado levantamento bibliográfico exploratório, descritivo, de abordagem qualitativa em periódicos, livros e demais documentos pertinentes ao assunto, além de busca virtual. Pesquisou-se sobre o existencialismo, a liberdade, as associações do conceito de Liberdade feitas por Sartre no decorrer de suas obras e principalmente o conceito de Liberdade em suas três principais obras: O Existencialismo é um Humanismo, O Ser e o Nada, A Náusea. Concluiu-se que o conceito de Liberdade para Sartre está associado à solidão, responsabilidade, angústia e escolha.
PALAVRAS-CHAVE: Liberdade, existencialismo, Sartre.
“Se a condição fundamental da ação é a liberdade, é necessário que tentemos descrevê-la com maior precisão. Mas encontramos em primeiro lugar uma séria dificuldade: descrever é uma atividade de explicação que aponta para as estruturas de uma essência singular. Mas a liberdade não tem essência. Não está contida a nenhuma necessidade lógica. Dela deveríamos dizer o mesmo que Heidegger: ‘nela a existência precede a essência’.(...) Como descrever uma existência que se constrói perpetuamente e se nega a ser resumida em uma definição? A própria denominação de liberdade é perigosa se pensar que a