O Aduléerio em Frei Luis de Sous

1470 palavras 6 páginas
O ADULTÉRIO EM FREI LUIS DE SOUSA *

Ismille Rocha Costa**

Madalena de Vilhena e Manuel de Sousa Coutinho haviam contraído núpcias certos de que D. João de Portugal, marido de Madalena, desaparecera [...] em companhia de D. Sebastião. Entretanto, ele estava vivo e de regresso a casa, oculto sob os andrajos de um romeiro. Aterrados pela surpresa, colhidos em pecado, os conjugues buscam livrar-se do involuntário delito tomando hábito: durante a cerimônia, Maria de Noronha, única filha do casal, morre a seus pés.

(MOISÉS. Massaud. Romantismo: frei Luis de Sousa In: A literatura Portuguesa através dos textos. 30ª ed. São Paulo: Cultrix, 2006 p 258-259.)

Poeta, prosador, dramaturgo, orador, jornalista João Batista de Almeida Garret (1799-1854), foi quem introduziu o Romantismo em Portugal foi considerado o maior autor da literatura portuguesa depois de Camões o romance de Frei Luís de Sousa pode ser considerado a peça obra-prima da dramaturgia portuguesa.

Segundo Massaud Moisés (2006, p.13) “o Romantismo é introduzido em Portugal, em 1825, por Almeida Garrett com o poema Camões, espécie de biografia sentimental do Poeta, cuja vida parecia símbolo e antecipava realização do exalto e dom-juanesco espírito romântico”.

A peça teatral de Frei Luís de Sousa foi inspirado através de um acontecimento histórico português que aconteceu no final do século XVI.
Posto isto o presente ensaio tem como objetivo estudar o que significa o adultério na obra canônica de Frei Luís de Sousa (1843), bem como identificar as características românticas que o compõe e o define como tal.
Para tanto, é de suma importância, comentar, sobre romantismo, seu surgimento e seu conceito e sua participação no romance o supracitado.
O Romantismo que foi um importante marco artístico, literário e filosófico o qual surgiu no final do século XVIII, como se sabe, cada movimento traz consigo estilemas que o identificam, com o Romantismo não foi diferente, tendo como marca o

Relacionados