G Nadas E Gametog Nese

1326 palavras 6 páginas
Gónadas e Gametogénese
Reprodução Humana

Os orgãos dos sitemas reprodutores masculino e feminino, pela sua constituição e funcionamento, asseguram a produção de gametas, permitem a ocorrencia de fecundação e o desenvolvimento de novos seres, ao longo de sucessivas gerações.

Nas gónadas, quer masculinas ( testiculos) quer femininas ( ovarios ), ocorre um processo chamado gametogénese que permite a formação de gametas.
Os gametas são células especializadas, formadas através de meiose, que contêm metade da informação genética do progenitor. Quando ocorre o acto sexual o homem ejacula na vagina da mulher milhões de espermatozóides que tem como objectivo fecundar um oocito II.
Após a fecundação o ovo vai ajolar-se no útero onde se vai desenvolver, idealmente, ao longo de 40 semanas até estar pronto a enfrentar as adversidades do exterior.

Gónadas

Os ovários são os gónadas femininos que se encontram na zona pélvica , é nos ovários que ocorre a oógenese, meiose, responsável pela formação dos gametas, e tambem a produção de hormonas como estrogénio e progesterona.
As trompas de falópio são o orgão que faz a ligação entre os ovários e o útero e o local onde normalmente ocorre a fecundação.
O útero é o orgão que desempenha a função, durante a gravidez, de armazenar e proporcionar ao feto tudo o que necessita.
A vagina é o orgão que estabelece a ligação entre o exterior e o útero e ainda é o orgão receptor dos espermatozóides.

Os gónadas masculinos são os testiculos, que são o local onde ocorre a espermatogénese, fenomeno fundamental para a formação de espermatozóides e a produção de testosterona.
O escroto é a bolsa de pele que envolve e protege os testiculos.
Os epidídimos são conjuntos de canais onde os espermatozóides são armazenados e amadurecidos.
Os Canais deferentes permitem o armazenamento e transporte dos espermatozóides para a uretra.
As vesículas seminais são glândulas que segregam substâncias fundamentais para a sobrevivência e locomoção dos

Relacionados