E

2237 palavras 9 páginas
E.E Carlos Gomes

São Paulo
2014

E.E Carlos Gomes

Lívia Santos Nascimento Nº25 2ºA
Profº Edna

São Paulo
2014
Introdução

Ao decorrer deste trabalho haverá assuntos trabalhados com o objetivo de demonstrar as propriedades e características do Diamante, Grafite, Sílica e Silicato. Alguns são fenômenos pelo qual a mesma substancia, já outros é um mineral, tem alguns que pode ser encontrado em formas diferentes e por fim os que constituem a classe de maior importância.

Grafite
Grafite ou grafita é um mineral, um do alótropos do carbono. Ao contrário do diamante, a grafite é um condutor elétrico. Por isso possui aplicações em eletrônica, como em eletrodos e baterias. Devido ao seu alto ponto de fusão também possui aplicações como material refratário, como em cadinhos de fundição de aço. O grafite pode ser dissolvido em ácido clorossulfúrico.
A grafite corresponde a uma das quatro formas alotrópicas do carbono. As outras são o diamante, o fulereno e o grafeno.
Cristaliza-se no sistema hexagonal regular com simetria rômbica. Em geral, seus cristais são tubulares, de contorno hexagonal e plano basal bem desenvolvido. A grafita apresenta-se, habitualmente, sob a forma de massas laminadas ou escamosas, radiadas ou granulosas.
O grafite é composto por infinitas camadas de átomos de carbono hibridizados em sp². Em cada camada, chamada de folha de grafeno, um átomo de carbono se liga a 3 outros átomos, formando um arranjo planar de hexágonos fundidos. O orbital 2pz, não hibridizado, que acomoda o quarto elétron forma um orbital deslocalizado com simetria π. Uma interação fraca de van der Waals, mantém as folhas de grafeno unidas, a uma distância de 3,354 Ångstroms. A forma mais comum do grafite, é o hexagonal, em uma arrumação ABAB. Porém, o mesmo pode ser encontrado em uma outra forma, menos comum do que a primeira, conhecido como grafite romboédrico, que apresenta uma arrumação ABCABC. As principais

Relacionados