C rculo da Savassi Bases Epistemol gicas do Behaviorismo Radical Parte 1

2481 palavras 10 páginas
5/11/2014

Círculo da Savassi: Bases Epistemológicas do Behaviorismo Radical: Parte 1
0

Início

Apresentação

Equipe

mais

Próximo blog»

Circulando Ideias

Criar um blog

Login

Contato

DOMINGO, 29 DE JULHO DE 2012

QUEM SOMOS NÓS

Bases Epistemológicas do Behaviorismo Radical: Parte 1
Autor: Pedro Sampaio
Nota introdutória: Começo aqui a postar textos que pretendem apresentar, ainda que de maneira introdutória e superficial, a base epistemológica do behaviorismo radical. Como serão textos breves, evitarei entrar em detalhes e controvérsias dentro da área. Mesmo que possam existir várias coisas que desconheço, estou certo de estar ciente da grande maioria dos pormenores que deliberadamente omiti. Não esperem, por exemplo, que eu vá ficar debatendo detalhes sobre a concepção skinneriana de verdade, sobre como existem analistas do comportamento que interpretam o behaviorismo radical como coerente com o pluralismo e etc. Isso é supérfluo aos propósitos deste texto e iria mais confundir do que auxiliar o leitor. Assim, clamo por certa indulgência do leitor com um conhecimento mais aprofundado, certo de que ele é capaz de entender o objetivo deste texto e o sacrifício necessário para sua empreitada. Dito isso, prossigamos.
A Análise do Comportamento é uma proposta para o estudo científico do comportamento, inspirada pelos experimentos de condicionamento reflexo de
Pavlov e no Behaviorismo de Watson, até tomar sua forma atual – ou seja, tendo sua consolidação epistemológica e metodológica – a partir de Skinner.

Círculo da Savassi
Grupo de estudantes e profissionais belo-horizontinos que têm o behaviorismo radical como a filosofia que norteia suas elucubrações sobre o comportamento humano.
Visualizar meu perfil completo
BLOGUE DOS MEMBROS DA
EQUIPE

Cardinalismo
Sobre cabelo bom e cabelo ruim Há 3 meses

Montando o QuebraCabeça
A mente e o inconsciente: lugares, ficções ou ev entos comportamentais? Há 4 meses

Pedro Sampaio
V ocê é a fav or do Ato Médico e nem sabia

Relacionados