A vida é bela
Nas empresas brasileiras, que forma de DOMINAÇÃO predomina no tocante à relação entre patrões e empregados? Qual é a forma de dominação mais adequada ao bom funcionamento das empresas? Justifique.
R: A DOMINAÇÃO predominante entre patrões e empregados é a LEGAL. Pois o tipo mais puro dessa dominação é a BUROCRACIA, no meu modo de ver o Brasil é um país burocrático, ou seja, possui um excesso de procedimentos que uma pessoa ou empresa deve tomar para obter algo. Como por exemplo, para abrir uma empresa no Brasil existe uma burocracia exagerada. Essa forma de dominação não é a ideal, mas como nosso país é atrasado em muitos pontos, não era para se esperar outra coisa.
A forma de DOMINAÇÃO mais adequada para o bom funcionamento de uma empresa seria a CARISMÁTICA. A sua associação dominante é o caráter comunitário, no quadro administrativo é escolhido segundo carisma e vocação pessoais. A dominação carismática é uma relação social especificamente extra cotidiana e puramente pessoal.
Então em minha opinião é essa dominação que seria a ideal para o bom funcionamento das empresas no Brasil, pois ela só é possível devida qualidade pessoal, tais como faculdades, e o próprio carisma do funcionário.
FONTE: http://sociologiaemrede.blogspot.com.br/2011/09/cemc-weber-max-os-tres-tipos-puros-de.html
TORTURA: método legítimo ou ilegítimo de proteção da sociedade contra “um mal maior”?
R: No meu modo de ver a tortura é um método ilegítimo, primeiramente, eu tenho na minha cabeça uma famosa frase “violência gera violência”.
Na sociedade atual, principalmente no Brasil a tortura é um dos instrumentos mais usados pelas autoridades policiais. Eu penso que tem que se fazer justiça, punir os responsáveis do jeito que ele merece, ou seja, ele será punido pelo crime que cometeu. No caso de um estuprador, ou esses pais que matam os próprios filhos, esses merecem a pena de morte, não precisa tortura, mas matar, isso é a minha opinião,