A vida em uma semente
DISCIPLINA DE CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DE CIÊNCIAS II
SEMESTRE: 2014/1 – BLOCO B1
ALUNO(S): Cláudio Leandro dos Passos – Mat. 1033078709 Rodrigo Tomelin – Mat. 1033078703 Luciana Horst Krause – Mat. 1033078713
Valdir Adriano Pereira – Mat. 1033078712
PLANO DE AULA
Como esse tema é bem amplo desenvolvemos um projeto que deve ser conciliado com os demais conteúdos programados, visto que algumas das atividades podem ser trabalhadas nas demais disciplinas e necessitam de um tempo para observar os resultados.
TEMA: A vida em uma semente
SÉRIE/NÍVEL: 4º Ano do Ensino Fundamental
JUSTIFICATIVA
O conceito escolhido pela equipe enquadra-se dentro da Biologia, onde será desenvolvido um projeto sobre a germinação das sementes. Acreditamos que este tema é bem amplo e assim, possibilita muita interação entre professor e alunos e destes com os colegas.
É importante contextualizar com os alunos a origem das sementes, que elas geralmente vêm de frutos e por sua vez faz parte da reprodução das plantas. Ao se trabalhar germinação, o importante é fazer com que o aluno perceba que além dos fatores típicos, ela faz parte de um ecossistema e que ele está inserido neste processo, pois vários tipos de vegetais (folhas, frutas e sementes) fazem parte da alimentação de praticamente todos os seres humanos.
Assim, o aluno vai conseguir se perceber inserido neste processo, podendo ser autor das suas próprias experiências plantando algumas espécies de plantas que consome e utilizando inclusive a prática de plantio de várias plantas para sua subsistência e renda.
Assim como o ser humano também existem vários animais que ajudam na disseminação das sementes, os quais se alimentam dos frutos e após defecar, as sementes caem no solo ocorrendo à germinação. Em outros casos especiais, como o da gralha azul, a ave enterra a semente do pinhão para guardá-la, sendo que esta acaba germinando e dando origem a uma nova planta.
OBJETIVO