A verdade sobre a Mentira [Resumo do livro]
Capítulo 1
O que há por trás de uma mentira
Definição de mentira:
Confundir. Dar informações incorretas. Enganar. Dissimular. Prevaricar. Desnortear. Ludibriar. Inventar. Mascarar. Distorcer. Equivocar. Contar lorotas. Falsificar. Adulterar. Burlar. Salvaguardar-se. Engendrar. Mentir.
Há três fatores ou condições presentes em qualquer situação em que a mentira esteja ocorrendo: opção consciente, capacidade e oportunidade.
- Opção Consciente:
Pode sentir a necessidade de mentir para obter alguma recompensa ou reforço positivo que deseje. Pode sentir que uma mentira ou meia verdade vai ajuda-lo a evitar alguma punição ou reforço negativo. Finalmente, pode se sentir pressionado a enganar por medo ou incapacidade de determinar quais podem ser as consequências da conversa.
Mentir é um processo cognitivo, menta. Não é algo que meramente aconteça em um vácuo. Iludir ou dar informações falsas a outros é uma ação deliberada e um comportamento que a pessoa resolve ter. Contando mentiras, ela atinge uma meta, seja obter um beneficio pessoal, evitar alguma consequência desagradável, proteger-se ou proteger terceiros em uma situação que parece imprevisível. O que desejo mostrar é que se toma uma decisão toda vez que ocorre uma mentira, e há inúmeras situações nas quais uma pessoa pode resolver mentir.
Quanto mais a pessoa percebe o que esta em jogo, mais pressão sofre para optar pela mentira. Para um adolescente, isso pode ser nada mais nada menos que a oportunidade de sair na sexta-feira ou no sábado à noite quando alguém lhe pergunta aonde vai e com quem, Pode, é claro, ser uma situação muito mais grave que envolva, no caso do nosso adolescente hipotético, drogas, álcool ou furtos em loja, ou, no caso de um adulto, sonegação de impostos ou interesses políticos.
- Capacidade:
A capacidade de uma pessoa para mentir e mentir bem esta basicamente em suas habilidades de comunicação e em sua destreza intelectual.
-