A Utilização do Lúdico no Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula.
Wilson Aparecido Bezerra (IC)¹*, Dianndra Silveira Martins (IC)¹, Matheus Ferreira Mota (IC)¹, Rosa Betânia Rodrigues Castro (FM)², Francielle Amâncio Pereira (PQ)¹ (¹Universidade Federal de Uberlândia, ²Escola Municipal Machado de Assis de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio). will-biologia@hotmail.com Palavras Chave: PIBID, ensino-aprendizagem, jogo didático.
Introdução/Método
O subprojeto PIBID/Ciências da Natureza/Pontal realiza diversas atividades na Escola Municipal Machado de Assis, com a finalidade de valorizar o trabalho dos professores e incentivar o desenvolvimento de atividades como jogos, atividades práticas, entre outros.
De acordo com Fialho (2007) a pouca motivação é a principal causa do desinteresse dos alunos, quase sempre acarretada pelos métodos utilizada pelo professor ao abordar os conteúdos. A utilização de jogos didáticos vem mudando o cotidiano da escola, pois se pode perceber um interesse diferenciado pelos estudantes.
Visando o aproveitamento destes estudantes o presente trabalho teve como objetivo avaliar o nível de conhecimento de forma interdisciplinar, dos alunos através de um jogo de perguntas e respostas, no qual os próprios alunos elaboravam as perguntas. A atividade foi desenvolvida em uma turma de 9º ano com 26 alunos. A turma foi dividida em dois grupos de 13 alunos. O jogo era estruturado em um tabuleiro que continha um caminho que os grupos deveriam trilhar para vencer o jogo. Uma das exigências da atividade foi a de que o aluno elaborasse perguntas de disciplinas vistas durante sua vida escolar.
Resultados e Discussões
As perguntas elaboradas pelos alunos durante o jogo didatico foram sobre Química, Física, Biologia, Filosofia, Português e Conhecimentos Gerais. Destas perguntas as que ganharam maior destaque foram Química e Física ambas com 25% cada uma do total de perguntas realizadas, as outras áreas aparecem com 12,5% cada uma.