A SOCIOLOGIA NO BRASIL
BRASIL
Introdução
É sabido que desde os primeiros passos dessa ciência a Sociologia dedica-se ao desenvolvimento de estudos que tem como objeto as interações sociais, a organização das sociedades e inevitavelmente também os conflitos entre as classes sociais. A própria América Latina é um exemplo de como a Sociologia, especialmente no início do século XX, mostrou-se fortemente influenciada pelas teorias marxistas. Isso ocorre num momento onde os olhares voltavam-se principalmente para os problemas do subdesenvolvimento no continente, desenvolvendo importantes reflexões.
O Surgimento da Sociologia no Brasil
O surgimento da Sociologia no Brasil, também conhecida como Sociologia Brasileira, teve início a partir das décadas de 1920 e 1930, quando os estudiosos dessa área passaram a se dedicar a pesquisas que visavam construir um entendimento acerca da formação da sociedade brasileira analisando temáticas cruciais para essa compreensão. Assim, eles voltaram-se para estudos referentes a escravatura e a abolição, estudos sobre índios e negros e o êxodo dessas populações, e mesmo analises sobre o processo de colonização.
OS PRIMEIROS TEMPOS O desenvolvimento do pensamento sociológico no Brasil obedeceu às condições de desenvolvimento do capitalismo e da inserção do país na ordem mundial, como resultado de um longo processo que teve como suporte as condições sócio históricas do capitalismo na Europa, a partir do Renascimento.
Período Colonial
A cultura religiosa foi um importante instrumento de colonização. Implantou-se uma Cultura Erudita e Religiosa. Dominação da cultura europeia. Presença da análise social na literatura e nos desenhos e pinturas. Cultura Erudita e Religiosa - baseado na retórica e em princípios universalizastes, seus efeitos foram aniquilar a cultura indígena, submeter as populações escravas e distinguir as camadas cultas
A cultura e as classes intermediárias no século XVIII.
Surgiram novas