A sociologia compreensiva “max weber” e as instituições “berger e luckmann”
1º Ano – 1º semestre - PL
Data: 25 Novembro de 2009
INTRODUÇÃO AS CIÊNCIAS SOCIAIS
Identificação do Trabalho:
TEMA 1 - A SOCIOLOGIA COMPREENSIVA “Max Weber” * A obra “A ética protestante e o espírito do capitalismo” (1904-1905); * A Burocracia.
TEMA 2 – AS INSTITUIÇÕES “Berger e Luckmann” * A construção social da realidade; * A sociedade como realidade objectiva e subjectiva; * O processo de exteriorização, objectivação e interiorização das realidades sociais; * Objectivação das realidades sociais. Institucionalização; * Historicidade e objectividade das instituições. Instituições e controlo social. * Institucionalização e conduta e papeis; * Noção de Instituição. Instituição e organização. As organizações modernas.
RESUMO, ADICIONAL - PSICO-SOCIOLOGIA E SOCIOLOGIA DAS ORGANIZAÇÕES
Aluno: Marco Barata
Regente: Prof. Doutor Carlos Bernardo da Silva Barracho
Assistente: Drª Maria Leonor Janeiro Segurado de Falé Balancho
BREVE RESUMO
TEMA 1 - A SOCIOLOGIA COMPREENSIVA “Max Weber”
(A ética protestante e o espírito do capitalismo e a Burocracia)
Palavra-chave: Capitalismo, Protestantismo, Calvinista, Fé, Salvação, Burocracia, Realidade.
Retrata as suas observações quanto ao facto, de que, os homens de negocio, os grandes capitalistas, os operários de alto nível e o pessoal especializado do período pertencerem à religião protestante (calvinista), e através do isolamento das suas características em comum, estabelecem um "tipo ideal de conduta religiosa".
Pretende explicar a existência de algo em quem professa o protestantismo, em particular a doutrina protestante de linha calvinista, que se distingue por santificar a vida diária em contraposição à contemplação do divino, condição que favorece o espírito capitalista moderno, notoriamente o alemão.
Defende o estabelecimento de um raciocínio lógico capitalista, que o mesmo denomina o racionalismo, isto é, com existência do