A sindrome do merconio

3705 palavras 15 páginas
1 INTRODUÇÃO

A palavra mecônio é derivada do grego meconium-arion, que significa '"semelhante ao ópio" e foi assim denominado por Aristóteles, pois acreditava que esta substância induzia o sono do feto durante a gestação.
O mecônio é um liquido viscoso esverdeado composto por secreções gastrointestinais, debris celulares, bile, suco pancreático, muco, sangue, lanugo deglutido e vernix.
A passagem de mecônio para o líquido amniótico intra-útero (Líquido Amniótico Meconial - LAM) poderá ser de pequena monta, causando um líquido amniótico tinto de mecônio ou em grande quantidade, constituindo um líquido amniótico espesso de mecônio ou "purê de ervilhas"'.
A partir da presença de mecônio tinto ou espesso no liquido amniótico, o recém nascido pode apresentar problemas respiratórios relacionados com a presença desta substância nas vias aéreas: a Síndrome de Aspiração de Mecônio.
A incidência de líquido meconial é diretamente proporcional a idade gestacional, sendo rara antes de 34 semanas de gestação. A incidência é maior em crianças pequenas para a idade gestacional (PIG) e em fetos pós-maturos.
O líquido amniótico tinto de mecônio (LAM) é considerado como um indicativo de “stress” (ou sofrimento fetal), principalmente em vigência de hipóxia ou acidose.
Assim, a eliminação de mecônio tem sido usada como um marcador de asfixia intra-útero. A hipótese é de que a asfixia intrauterina causa um aumento do peristaltismo intestinal e o relaxamento do esfíncter anal, resultando na passagem de mecônio.
A compressão da cabeça fetal ou do cordão umbilical (como na presença de oligodrâmios) pode levar a uma resposta vagal que induz à eliminação de mecônio.
A severidade da doença é diretamente relacionada com a quantidade e a consistência do mecônio. O resultado da obstrução das vias aéreas inferiores pode produzir sofrimento respiratório com traquipnéia, cianose, retrações costais e intercostais em neonatos gravemente afetados.
Obstrução parcial das vias aéreas pode

Relacionados