A Psicologia como ciência
A Psicologia como ciência
Objetivos de aprendizagem
Conhecer a história da constituição da Psicologia como ciência.
Compreender o objeto de estudo da Psicologia.
Estudar os principais fatores envolvidos na constituição dos sujeitos, considerando os fatores biológicos e sociais. Seções de estudo
Seção 1 A história da Psicologia
Seção 2 A Psicologia como ciência
Seção 3 O objeto ou os objetos de estudo da Psicologia
Seção 4 A constituição social do homem
1
Universidade do Sul de Santa Catarina
Para início de estudo
Nesta unidade, serão abordados assuntos referentes ao processo histórico de surgimento da ciência psicológica, à delimitação do objeto de estudo da Psicologia, bem como aos fatores que fornecem os parâmetros para a constituição dos sujeitos. Essa abordagem visa fornecer condições para a contextualização das bases da Psicologia.
Assim, cabe afirmar, inicialmente, que o conhecimento acerca do homem, produzido em Psicologia, está sempre integrado a alguma matriz filosófica que lhe fornece as bases epistemológicas. Em outras palavras, pode-se dizer que a Psicologia possui, em suas teses, uma base filosófica que lhe dá condições de desenvolver este ou aquele argumento. Compreender, portanto, esta base filosófica serve de guia para orientar-se nos estudos da Psicologia.
Além disso, considerando os diversos sistemas teóricos que existem em Psicologia, com seus diferentes conceitos e métodos, é necessário estabelecer um denominador comum, de modo a proporcionar ao estudante novato um caminho que lhe dê condições de se aprofundar posteriormente neste fascinante campo de estudo.
16
Psicologia nas Instituições Jurídicas
Seção 1 – A história da Psicologia
O homem é um ser histórico. Ele constrói a história ao mesmo tempo em que se constrói por meio dela. Deste modo, compreender o homem assim como o momento presente implica em estudar a história humana, em elucidar e entender o