A PRÁTICA DE LEITURA DOS GRADUANDOS DO CURSO DE LETRAS DA FAFIDAM.

1770 palavras 8 páginas
A PRÁTICA DE LEITURA DOS GRADUANDOS DO CURSO DE LETRAS DA FAFIDAM.

Karla Juliet Oliveira de Menezes1

A escrita, ou a arte, para ser mais abrangente, cumpre funções que mais nenhuma área consegue cumprir.(...) Sinto que há poucas experiências tão interessantes como quando se lê um livro e se percebe “já senti isto, mas nunca o tinha visto escrito”, procurar isso, ou procurar escrever textos que façam sentir isso, é uma das minhas buscas permanentes. Tratar-se de ordenar, de esquematizar, não só sentimentos como idéias que temos de uma forma vaga mas que entendemos melhor quando os vemos em palavras. Trata-se também de construir empatia: através da leitura temos oportunidade de estar na pele de outras pessoas e de sentir coisas que não fazem parte da nossa vida, mas que no momento em que lemos conseguimos perceber como é. E isso faz-nos ser mais humanos. Na leitura e na escrita encontramo-nos todos naquilo que temos de mais humano. (PEIXOTO, 2003)

RESUMO

O presente trabalho consiste em investigar a prática de leitura dos alunos do curso de letras da Fafidam. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, realizada com doze alunos do ensino superior da rede estadual, localizada no município de Limoeiro – CE. Para a coletas de dados foram feitos questionários com perguntas sobre o seu interesse em leitura. Como resultados, percebemos que a maioria dos alunos tem o hábito, mas não o faz freqüentemente. Porém não exige condições de os estudantes se aprofundarem nos mais diversos tipos de conhecimentos. Percebeu-se que os maiores interesses em leitura são: atualidades, tecnologias, e conhecimentos gerais.

Palavras – chave: Leitura. Ensino Superior. Conhecimentos.

INTRODUÇÃO

São objetivos da escola e das famílias em geral proporcionar às crianças o acesso ao conhecimento e a formação de indivíduos críticos, comprometidos

Relacionados