a praticas educativas como ensinar
Docente: Maria Lúcia
Equipe: Camila / RA:
Denise Lopes / RA:
Luciana Azevedo / RA:
Luisa / RA:
Selma Marinho / RA:
Objetivo: O objetivo do texto é fomentar a discussão sobre a necessidade de reconstruir a sociedade brasileira por uma nova educação, pressupondo a organização do ensino com base nas atividades do país e, delegando ao Estado a função de zelar por todo o processo educativo - desde a educação infantil até a universidade.
O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (1932)
A reconstrução educacional no Brasil – ao povo e ao governo
Os pioneiros da educação nova constaram que o sistema de organização educacional do país é fragmentário e desarticulado. As principais causas para o aparelho escolar estar inorganizado são a falta de espírito filosófico e científico além da falta de unidade e continuidade no plano de reformas no sistema escolar.
Os fins da educação são filosóficos e os meios da educação são científicos: a educação deve se assentar em conhecimentos científicos específicos (da ciência que vai ensinar) e filosóficos e gerais, para perceber além do “aparente e do efêmero”.
Movimento de renovação educacional
Sob a inspiração de novos ideais de educação, se gerou no Brasil o movimento de reconstrução educacional, com que pretendeu um grupo de educadores, transferir do terreno administrativo para os planos político-sociais a solução dos problemas escolares, visto que em outros países da América Espanhola já se operava uma transformação profunda no aparelho educacional.
Por que temos que manter as instituições atrasadas? Por que a educação escolar não acompanha a modernização que ocorre em todos os aspectos da sociedade? A ciência e a filosofia devem estar na base das preocupações. As reformas educacionais produzidas em alguns sistemas educacionais no início do século XX compreenderam a complexidade social e se apoiaram na ciência.
Diretrizes que se esclarecem
Era preciso, assumir uma