A Nova Lógica Das Organizações Do Capitulo 21 Do Livro Teoria Geral Da Administração Volume Ii Trabalhos Escolares e Acadêmicos Prontos
A velocidade da mudança do mundo globalizado está conduzindo a um sentido de emergência à adaptabilidade das organizações, para que sobrevivam no novo ambiente de negócios. Desde que o enfoque sistêmico substituiu os princípios universais clássicos e cartesianos, está havendo uma nova abordagem e uma nova visão do futuro. Estão surgindo novas tendências organizacionais no mundo moderno.
- Cadeias de comando mais curtas: Enxugação dos níveis hierárquicos na busca de organizações enxutas e flexíveis.
- Menos unidade de comando: A tendência é utilizar equipes funcionais cruzadas, forças-tarefas e estruturas horizontais para aproximar o funcionário do cliente.
- Amplitude de controle mais amplas: Reduzem a supervisão direta e facilitam a delegação de responsabilidade e maior autonomia às pessoas.
- Mais participação e empowerment: Processo de transferir responsabilidades e decisões às pessoas para que elas possam tomar todas as decisões que afetam o seu trabalho.
- Staff como consultor e não como executor: Orientar a linha para que ela faça o seu trabalho, e não substituí-la em certas atividades.
- Ênfase nas equipes de trabalho: Significa uma orientação rumo à flexibilidade, agilidade, mudança e inovação.
- A organização como um sistema de unidades de negócio interdependentes: Cada organização atua como um centro de lucro específico, com metas e resultados a alcançar.
- Info-estrutura: Permite uma organização integrada sem estar concentrada em um único local. As pessoas podem trabalhar em qualquer tempo ou lugar.
- Abrandamento dos controles externos às pessoas: As organizações estão preocupadas com os fins e não com os meios. Os controles externos são substituídos por conceitos, valores, missão e cliente.
- Foco no negócio essencial e eliminação do acessório, supérfluo ou acidental.
Enxugamento e terceirização são realizados para eliminar gastos desnecessários.
- Consolidação da economia do conhecimento: