A natureza curando os solos contaminados
Marcelo Gondo e Moreno Dias
Alunos do Curso de Gestão Ambiental da Escola de Artes, Ciências e Humanidades, USP Leste
Introdução
A utilização do petróleo por parte das sociedades modernas, acarreta em significativas alterações nas relações ecossistêmicas e energéticas do Planeta Terra. Durante todos os processos de sua cadeia produtiva: a extração, refino e transporte, há enorme potencial de degradação ambiental. Sem contar a emissão de gases de efeito estufa devido à utilização por veículos automotores.
O transporte e armazenamento deste geofluído, bem como de seus derivados (diesel, gasolina, óleo) é o causador de um dos maiores problemas relacionados a sua utilização: as contaminações. Contaminados os solos, podem se tornar inútil para a agricultura por certo período, além de permitir a infiltração para aquíferos que suprem a necessidade de água da população.
Objetivos
O trabalho pretende analisar se existem métodos eficazes de recuperação de solos contaminados por petróleo e derivados.
Materiais e métodos
Realizado levantamento bibliográfico sobre assuntos relacionados ao tema, bem como analise de artigos científicos.
Descrição dos resultados
A biorremediação, ou remediação natural, de solos contaminados por derivados de petróleo é uma estratégia que pode ser utilizada no lugar de técnicas ativas de remediação (extração de vapores do solo, adsorção em carvão ativo, incineração, ...) pois tem um custo muito menor e pode atuar de forma eficiente em áreas onde o tempo até que o contaminante alcance zonas de risco (áreas de captação de aguas subterrâneas para abastecimento) é maior.2
Primeiro é necessário fazer um monitoramento da direção e velocidade do deslocamento da pluma de contaminação e a identificação dos pontos receptores como rios, lagos e poços.
Espécies vegetais agem na biodegradação dos contaminantes, transformando os hidrocarbonetos em