A MÚSICA
CURSO SERVIÇO SOCIAL
RONALDO DE SOUZA
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
PROJETO DE INTERVENÇÃO
PIATÃ
4. PROJETO DE INTERVENÇÃO
“A MÚSICA COMO PROCESSO DE INCLUSÃO SOCIAL”
(imagem inesquecível publicada no O Globo)
”Hoje eu fiquei triste. Ontem escrevi que a vida pode nos dar uma nova chance, pois é, nem sempre isso pode ocorrer.
Quando houve o incidente com o responsável do afro-reggae, havia a imagem de um menino chorando tocando violino que me emocionou muito. Semanas atrás soube que estava doente apendicite. Como sabemos como andam os nossos hospitais, já sabia que a coisa não ia sair muito bem, iria depender muito da misericórdia divina. Da cirurgia veio a infecção generalizada. Fiquei preocupado, agora só com as mãos divinas. Após alguns dias disseram que os remédios começaram a fazer efeito. Será?
Hoje veio a triste notícia: o menino teve que nos deixar. Mas o jornal nos trouxe sua história: Teve meningite, sobreviveu, quis aprender violino, conseguiu,...
Sabe de uma coisa, ele pode ter vivido pouco, mas conseguiu deixar nesse pequeno mundo mesquinho que vivemos muito mais lição do que é viver do muitos que estão por aí.
Diego, aprendi a ser mais humano contigo... Obrigado.”
Depoimento postado por Alex em http://cantiga-antiga.blogspot.com.br/
INTRODUÇÃO
Este projeto tem como proposta de investigação a análise da Inclusão Social através das atividades musicais realizadas no CRAS no município de Piatã. O tema referente ao desenvolvimento das Habilidades Sociais está vinculado à educação musical realizada pela instituição.
A presença da música no contexto da inclusão social torna-se importante na medida em que entendemos amúsica como conhecimento científico e como parte do processo de construção da sociedadeatingindo diretamente a formação do ser humano. Desta forma, criar espaços para a